Mensalmente é necessário enviar o arquivo de SPED Contribuições para seu contador.

Esse é um módulo que comercializamos a parte juntamente com o SPED Fiscal.


Nesse módulo, faremos o preenchimento automático dos campos do SPED dependendo de suas escolhas na configuração da exportação.


O SPED Contribuições é basicamente um arquivo digital com um conjunto de escriturações, de interesse do FISCO, nesse caso de PIS e COFINS, num layout pré-definido.



Acesse primeiramente O Menu Arquivo > Exportar > SPED Contribuições






Na tela que se abriu, escolha as opções da sua empresa, como Regime Tributário, por exemplo.

As opções abaixo são as mais comuns utilizadas, mas seu CONTADOR é a melhor pessoa para ajudar na escolha das opções corretas.


Depois de escolher, clique em PRÓXIMO






Aqui temos mais escolhas, para o tipo de crédito da empresa, mas para PIS


Ao terminar, clique em PRÓXIMO






Abaixo, novos filtros de opções, mas dessa vez para COFINS.

Ao terminar clique em PRÓXIMO






Escolha o Layout de exportação.

Sempre disponibilizamos o último, mas é importante saber qual o período pedido por sua contabilidade.


Não é o caso abaixo, mas imagine que a versão do Layout 2.01 comece a partir de Janeiro e sua contabilidade está pedindo os dados de Dezembro.

Os dados de Dezembro devem ser exportados com a versão anterior do layout.


Você também pode enviar o SPED de Forma Retificadora, escolhendo RETIFICADORA no Tipo de Escrituração e depois informar o número do recibo num campo que aparecerá se escolher esse tipo.


Clique em PRÓXIMO






Finalmente escolha o período que sua contabilidade está pedindo.

O sistema sempre mostra o mês correto da emissão, mas muitos contadores se adiantam.


Por exemplo, em Março deve ser entregue o SPED Contribuições de Janeiro, por isso, por padrão, o sistema mostra os dados de Janeiro.


Mas é possível mudar e escolher o mês de Fevereiro, por exemplo.


Escolha a opção de enviar o SPED para seu contador por e-mail, se quiser que o sistema já crie um arquivo compactado direito para o e-mail.

Se não escolher, o sistema salvará apenas um arquivo no formato texto para que você envie num outro momento.


Clique finalmente em GERAR SPED








Se no cadastro de Contabilista estiver cadastrado o e-mail do contador, o sistema já mostrará ali.

Senão, apenas preencha manualmente e depois clique em ENVIAR.


Pronto!