A tabela de preço, no RWA Sistema, tem a principal finalidade, agilizar a digitação de pedidos de venda, já fixando anteriormente o preço dos produtos.


Aqui, vamos mostrar como criar a tabela de preços no sistema, e onde indicar sua utilização no pedido de venda.


Entre no menu:


Cadastros > Produtos > Tabelas > Tabela de Preços





Clique no botão para criar uma tabela, ou a tecla F7 no seu teclado






Selecione  o Cadastro de Tabelas de Confirme





Escolha um nome para sua tabela, aqui, vamos colocar para demonstração a tabela teste.

Depois confirme





Com a tabela teste selecionada, clique novamente, em criar tabela.

Dessa vez, vamos criar uma tabela de períodos.





Escolha agora a segunda opção, cadastro de períodos.

E confirme.





Vamos determinar o período de validade da tabela.

É importante indicar que a tabela não funciona fora do período de validade.

É possível, depois que a tabela estiver pronta, alterar a validade dela ou até criar uma nova tabela baseada nela, alterando a validade.

Quando o novo período chegar, o sistema assumirá os novos preços do novo período.


Vamos indicar, nesse exemplo, que ela só funcionará até 30/11/2021.

Depois, confirme.





Pronto, a tabela está pronta para ser usada.

Selecione a tabela e o período do lado esquerdo e posicione o cursos no campo CÓDIGO, do lado direito.

Insira o código do produto/serviço ou tecle ENTER para o sistema chamar a pesquisa.





Escolha o produto





Defina o preço.

Não vamos usar, nesse exemplo, o preço em quilo, explicaremos em outro tutorial.

Continue inserindo mais itens, pode continuar teclando ENTER até o sistema chamar a nova pesquisa ou colocar o cursos sobre o código e digitar o código.





Nessa tela, não é necessário o clique de nenhum botão para gravar os preços, ou cadastrar o produto ou serviço, basta ir para outra linha.

A indicação do V, em verde, indica que o preço está ativo.


Para desativar o preço momentaneamente, utilize o botão Desativar, na barra de opções, no rodapé.

Se quiser apagar todos os preços inativos, clique no botão apagar inativo





Para usar a tabela de preços, no Pedido de Venda, utilize, antes de escolher os produtos, escolha a tabela dentro da seleção Tabelas Preço.

Pela data do Pedido de Venda, o sistema saberá qual a tabela ele precisará pegar dentro do vencimento correto.

Importante, o sistema só mostrará os produtos que estiverem dentro da tabela de preços.


Mesmo que o produto esteja cadastrado corretamente, ele só aparecerá para ser escolhido no pedido, se ele estiver na Tabela de Preços.