Meus clientes não recebem o XML


Algum muito comum no dia a dia, é o questionamento sobre o recebimento do XML por parte dos clientes.

A primeira questão é que o envio de e-mails depende de serviços de terceiros, quando as mensagens são enviadas.

Desde o envio até o recebimento, e pode haver um problema nesse caminho.


A primeira questão que devemos observar é se a coluna de e-mail está como SIM, no Controle de NFe (Menu Movimentos > Faturamento > Controle de NFe).

Se estiver como SIM, quer dizer que o e-mail foi enviado com sucesso pelo sistema e o provável problema está no recebimento por parte do cliente.


Um teste a se fazer é enviar um e-mail com a nota fiscal para você mesmo, clique no botão e-mail, do Controle de NFe, e digite seu e-mail no campo PARA.

Se você receber o e-mail com a nota, provavelmente o problema é no recebimento por parte do cliente e não temos como controlar isso.


Se ninguém receber e ainda assim o sistema informar que ele foi enviado?


Pode ser um problema no filtro AntiSpam de quem não recebe, ou também, apenas um atraso nos servidores de envio ou recebimento.

Os e-mails tentem a ser rápidos, mas pode acontecer atrasos.


No caso do AntiSpam, é necessário entrar em contato com o serviço de hospedagem para adicionar os e-mails em uma lista branca para não serem bloqueados.

Ou, verificar uma caixa de lixo eletrônico, se tiver e marcar que a mensagem não é um SPAM.


É possível também enviar um e-mail diretamente de nosso servidor. No Controle de NFe, clique em XML e depois em enviar e-mail, no final da página.


Ou peça para seu cliente entrar em https://www.rwa.com.br/danfe